A importância do Database Marketing no atendimento ao cliente

Quando você conhece seu cliente, sabe dar a ele aquilo que o agrada, tornando-o feliz, e segundo Ed Nash, “reputação é um ativo que o concorrente não pode minar ou destruir”. No entanto, para conhecer o cliente, você precisa ter uma boa base de dados a respeito dele, e é aí que se encontra a importância do database marketing: ele fundamenta todo o marketing.

O que é Database Marketing?

Database marketing consiste em um conjunto de dados abrangentes sobre potenciais clientes, clientes ativos e prováveis, que são utilizados para embasar o marketing. Basicamente, é uma ferramenta da publicidade, fundamental para o planejamento estratégico de todo esforço de marketing, seja ele para prospectar clientes e ex-clientes, controlar os processos da empresa, fazer ações de pré e pós-venda ou até mesmo prestar serviços de suporte ao cliente.

Não é eficiente fazer esforços repletos de achismos, sem fatos para te ajudar a ter certeza de que seu conteúdo vai impactar pelo menos um cliente positivamente, e o database marketing existe para te trazer um pouco mais de certeza.

Mas, o que exatamente fazer com um monte de dados?

Há muitas coisas que englobam o marketing, e dizer que ele fundamenta tudo não deixa as coisas muito claras, certo? Sendo assim, vou dar alguns exemplos de como utilizar o banco de dados.

Vamos supor que você tenha um restaurante no centro de uma grande cidade, com muito movimento e várias pessoas que trabalham lá por perto, uma grande oportunidade. Todo dia, você vê rostos novos sentados em suas mesas, mas é raro ver eles retornarem. Você gostaria de saber o porquê de isso acontecer, mas não tem nenhum canal para entrar em contato com o cliente e não tem tempo para ir perguntar a cada um deles o que se passa. Nesse momento, saber algo como informações sobre o gosto dos clientes – com sal ou sem sal? Mais ou menos tempero? Gorduroso ou mais leve? – através de uma lista de e-mails ou mesmo uma plataforma para fazer uma pesquisa de satisfação poderia vir a calhar, não? Um banco de dados iria fundamentar a sua ação para criar a pesquisa, enviar o e-mail marketing e até mudar um pouco o peso do tempero em seu restaurante.

Entende a importância?

Conhecer o que agrada e o que não agrada o cliente é fundamental para o retorno dele, e sendo assim, para o aumento de seus lucros. Pensa só: se a maior parte das pessoas que andam com frequência no centro dessa cidade já passaram pelo seu restaurante e não obtiveram uma experiência muito positiva, aos poucos o movimento em seu estabelecimento vai desaparecer, e manter o lugar vai ser algo insustentável, a menos que você faça alguma coisa para mudar a situação.

Não entendeu muito bem? Quer um exemplo mesclando cliente interno e cliente externo? Certo, outro exemplo.

Você administra uma empresa de telemarketing nova no mercado e tem percebido que suas vendas não estão sendo eficientes. Os esforços e os funcionários são os mesmos e você não tem parâmetro algum para pensar em como mudar a sua estratégia. Ao andar pelo escritório, você percebe que seus colaboradores estão extremamente estressados, e quando resolve perguntar para um deles como andam os negócios, ele te explica que os clientes andam nervosos com as ligações que são feitas, pois, o expediente se inicia às 7 horas da manhã, quando muitos dos clientes ainda estão dormindo e são acordados pelo som do telefone logo cedo, o que muitas vezes resulta em uma lembrança ruim do público com relação a empresa.

Entende como uma simples pesquisa para conhecer o dia a dia do seu público-alvo poderia melhorar o humor dos seus colaboradores e a felicidade dos seus clientes? Isso reforça novamente a importância de possuir um bom banco de dados, uma boa definição do perfil do seu público, para evitar situações desagradáveis para ambos os lados. Saber o que está acontecendo te dá bases para o seu próximo passo em sua empresa.

Gostou do que aprendeu aqui? Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para a gente no WhatsApp clicando aqui, vamos ficar muito felizes em te ajudar 😉

About The Author

Deixe um comentário?