Na foto, uma pessoa sentada em um gramado em pose de meditação, flor de lótus, em uma brisa suave

Como administrar sua loja virtual sem dor de cabeça

O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo a cada ano. Cada vez mais encontramos lojas de diversos nichos e que atendem pessoas não só no país, mas também no exterior.

Segundo uma pesquisa do business.com, o Brasil ocupa a 10º posição dos países com maior volume de vendas online.

Mas, uma loja virtual exige tantos cuidados quanto um negócio físico. Por ser online, algumas pessoas pensam que é só colocar o produto no site e faturar. Porém, existe muita operação e gestão envolvida em todo o processo dentro de um e-commerce.

Depois que o empreendedor definiu qual segmento vai atender, a plataforma que vai contratar para hospedar sua loja e também suas estratégias de marketing, é preciso dar atenção para a gestão.

Muitas empresas fecham no Brasil, não só por falta de conhecimento de mercado, mas por falta de gestão.

Pensando em te ajudar, neste post você vai conferir algumas dicas de como administrar a sua loja virtual. Confira!

Controle de estoque

Assim como em qualquer loja física do varejo, uma loja virtual também precisa ter muita atenção com seu estoque.

Imagine a seguinte situação: seu cliente finaliza uma compra em seu site e na hora de você despachar o produto, o estoque terminou. Como você vai explicar para o consumidor que não possui o produto ou que a entrega vai demorar um pouco mais, porque precisa renovar seu estoque?

É uma situação bem chata e toda a experiência do cliente é afetada, pela falta de gestão de estoque.

Quando o e-commerce é pequeno e tem poucas vendas, é possível controlar as entradas e saídas via cadernos e planilhas. Mas, especialistas indicam que acima de 10 vendas por dia, é recomendado que o gestor procure um sistema de gestão de estoque.

Isso é importante, pois toda a rotina de acompanhamento de entrada e saída de mercadorias, rotatividade de produtos é automatizada por um sistema. Assim, é muito mais fácil contar e conferir o estoque, além de fazer uma gestão de compras muito mais efetiva.

No fim das contas, um sistema te ajuda a economizar e ainda a ter mais lucro. Isso, porque você saberá realmente o que comprar de seus fornecedores e ainda pode fazer promoções com produtos parados no estoque.

 

Gestão financeira

Cuidar dos números da empresa pode ser uma dor de cabeça para alguns empreendedores. Mas, para que uma empresa cresça de forma saudável, é preciso que o financeiro tenha muita atenção dos gestores.

Hoje, existem diversos materiais disponíveis na internet sobre gestão financeira para quem está iniciando um negócio. Ou mesmo, quem já tem uma boa noção de finanças, consegue tirar dúvidas mais pontuais com bons especialistas por meio da internet.

Além de ter um bom planejamento financeiro, o gestor precisa dar atenção a alguns fatores da gestão de finanças, como:

  • Fluxo de caixa: onde você tem a visão das entradas e saídas de dinheiro da empresa;
  • Contas a pagar e receber: é importante se manter em dia com os fornecedores, mas também saber o quanto tem a receber por período e se possui clientes inadimplentes;
  • Gestão de custos: é preciso analisar o quanto você gasta em sua operação e identificar como pode reduzir gastos;
  • Controle de contas bancárias: além de não misturar a conta de pessoa física com a jurídica, é importante acompanhar a movimentação bancária para entender como anda sua vida financeira.

Acompanhando de perto esses fatores, sua loja virtual tem tudo para crescer de forma saudável.

Atendimento ao cliente

Não adianta nós falarmos apenas de gestão, números, eficiência, se não dermos atenção total aos clientes. Afinal, não existe empresa, se não tiver clientes, não é mesmo?

Em uma loja virtual, a gestão de clientes é essencial não só para saber quantas pessoas compraram de você. Mas, um bom cadastro permite que faça ações por e-mail, já tenha em seu banco de dados as informações de cadastro registradas para agilizar o fechamento do pedido. Além disso, também te ajuda em ações de fidelização, como enviar cupons de desconto no dia do aniversário do consumidor, por exemplo.

Um sistema de gestão também te ajuda neste fator. Com todos os dados dos clientes cadastrados, você consegue automatizar a geração de nota fiscal, de boletos e até cobranças. Além disso, um software também te auxilia a identificar quais são seus clientes inadimplentes, o que facilita seu processo de cobrança.

 

Obrigações fiscais

Quando o empreendedor abre um negócio, ele começa a conhecer todas as milhares de siglas que o mundo fiscal possui. São siglas para pagamento de impostos, emissão de notas fiscais, folha dos funcionários e muito mais.

Entender tudo isso ajuda você a manter sua empresa em ordem perante os órgãos fiscalizadores. No Brasil, a carga tributária já é muito alta. Agora, imagina se você além de ter que pagar o imposto, precisa pagar multa por atraso ou porque não sabia que tinha que contribuir com determinado órgão? Nada legal, não é mesmo?

Por sorte, todas as empresas podem contar com seus contadores neste momento. Eles são os profissionais que podem instruir o gestor sobre todas as obrigações da empresa, e ainda ajudá-lo a entregar todas em dia.

A dica é: conheça muito bem seu regime tributário, as regras fiscais para seu tipo de negócio, quais os órgãos é obrigado a pagar impostos ou taxas. Assim, você não é pego de surpresa em possíveis fiscalizações ou mesmo com multas.

 

Dica bônus

Falamos algumas vezes aqui no texto sobre sistemas de gestão. E este assunto é uma dica extra do nosso post.

No mercado, existem diversas soluções, que ajudam empresas de todos os tamanhos a automatizar rotinas, a partir de um sistema de gestão.

Normalmente, um sistema de gestão possui como módulos principais: controle de estoque, vendas, financeiro e emissão de notas fiscais. Essas funcionalidades trabalham de forma integrada entre as áreas, o que permite a automatização das rotinas.

Quando você finaliza a venda, já emite a nota fiscal, dá baixa no estoque e atualiza o financeiro. Isso, normalmente em poucos cliques. Desta forma, você otimiza tempo, aumenta sua produtividade e tem muito mais segurança sobre as informações do negócio.

O VHSYS é um sistema de gestão para micro e pequenas empresas, que conta com todos esses módulos. Além disso, com ele é possível gerar relatórios gerenciais completos de todas as áreas. Assim, fica muito mais fácil acompanhar o desempenho do negócio, identificar pontos de atenção e ajuda no melhor planejamento financeiro.

Você pode testar gratuitamente o VHSYS por 7 dias! Aproveite.

Gerir uma loja online é um desafio, não é mesmo? Esperamos ter te ajudado com essas dicas!

Bruna Wagner

About The Author

Deixe um comentário?