Email em loja virtual: O que enviar aos meus clientes?

Uma pergunta frequente de quem acaba de criar a própria loja virtual é: “que tipo de email devo enviar aos meus clientes?”, já que uma das primeiras coisas que se aprende é que o tráfego orgânico de pessoas em seu site só vai vir se você tiver uma estratégia de marketing digital e criar um bom relacionamento com o seu cliente.

No entanto, mais importante que isso, você precisa manter seus clientes por perto, e a ferramenta mais conhecida para isso nas lojas virtuais, você sabe, é o email. Vamos te dar as primeiras ideias para você começar a conversar com seus clientes e conseguir se manter na mente de cada um. 😉

1 – Bem-vindo

“Obrigada por se inscrever!”

Todo cliente, quando se inscreve em sua lista de e-mails ou faz uma compra, espera receber um email de boas-vindas logo em seguida, por isso é extremamente importante que você pense em um email automático para enviar aos seus clientes nesse primeiro contato. Segundo uma pesquisa feita em 2015 pela Easy SMTP, os emails de bem-vindo têm uma taxa de abertura 86% acima da média dos demais emails, logo é a oportunidade perfeita para se apresentar e falar as coisas mais importantes sobre o seu negócio (de forma rápida, claro).

Uma coisa extremamente importante sobre os e-mails de bem-vindo é deixar claro a frequência que você vai mandar novos emails, para não gerar expectativas nem frustrações nos seus clientes. Para se aprofundar um pouco mais sobre esse tipo de email, recomendo que você leia esse post da Mailee.me e esse da Easy SMTP. O último está em inglês, mas o amigo Google com certeza vai facilitar a leitura para você com a tradução automática, não se preocupe. Ambos os textos têm dicas e dados interessantes para você entender os principais pontos sobre um email de boas-vindas de sucesso.

2 – Manutenção de contato

“Newsletter: Saiba como resolver tal problema”

Apesar de ser extremamente importante, apenas enviar um email de bem-vindo não vai aumentar suas vendas, você precisa fazer a manutenção de contato. De um modo geral, o conteúdo desses e-mails são:

  • Contar sobre os valores da marca
  • Notícias e promoções de seus produtos
  • Material educativo para ajudar os usuários do produto
  • Abordar um problema do público e apontar uma solução

Conte os cases de sucesso da sua marca, ensine eles a aproveitar o melhor dos seus produtos com dicas de como usá-los ou até dando dicas de combinações com outros produtos que você venda, recomende coisas que agreguem valor e que ajudam seu público a resolver os problemas que ele enfrenta.

Caso você possua um programa de fidelidade, uma opção é aproveitar para falar sobre os pontos que seu cliente tem acumulado e o que ele pode resgatar, assim além de se manter presente na mente do seu cliente, você pode gerar vendas de forma direta.

3 – Depoimento

“Está tudo certo com o produto?”

Os lojistas as vezes se esquecem da extrema importância de pedir para os clientes contarem suas opiniões, mesmo que para isso baste enviar um email perguntando se foi tudo bem com a experiência, com a compra, se ele precisa de ajuda ou algo assim. Dê atenção para o seu cliente! É possível sim automatizar mensagens para perguntar sobre como o cliente está se sentindo com relação ao produto e a marca e isso com certeza melhora o relacionamento entre cliente e empresa.

Além disso, você pode aproveitar e pedir para utilizar esse depoimento em seu site por exemplo, como prova social (saiba mais sobre gatilhos mentais e texto para vendas clicando aqui), já que esse tipo de testemunhal pode ser um gatilho para outros clientes confiarem em sua marca e fecharem uma venda. Segundo uma pesquisa feita pela Bright Local em 2018, 72% dos consumidores tomam sua decisão de compra após ler um comentário positivo de outro usuário.

4 – Ofertas especiais

“Parabéns! Resgate seu presente especial”

Oferecer descontos, presentes e brindes é extremamente efetivo para fazer seus clientes comprarem mais vezes e em maior quantidade, no entanto, é preciso pensar em uma boa estratégia antes de distribuir descontos aleatoriamente, já que isso pode resultar em um belo prejuízo para a sua loja virtual.

Segundo Philip Kotler, conseguir novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais que manter os clientes antigos. Além disso, segundo Terry Vavra, um cliente feliz com sua empresa conta sobre sua experiência positiva para em média 5 pessoas, e caso algo de errado aconteça, esse cliente vai reclamar com a sua empresa, pois confia que vocês vão conseguir resolver o problema. Em paralelo, o cliente infiel não reclama quando tem problemas com sua empresa, ele simplesmente para de comprar e conta sobre sua experiência negativa para mais 13 pessoas. Com essas informações, fica claro que investir em fidelizar clientes é uma necessidade de toda empresa.

Dito isso, você deve estar pensando “como eu vou conseguir fidelizar meus clientes?”

Antes de mais nada, você precisa saber informações sobre seus clientes. Por exemplo: Um bom dia para enviar um presente para o seu cliente é no dia do seu aniversário! Ele vai se sentir especial e com certeza vai ter boas lembranças da sua marca.

Mas você não precisa esperar um ano inteiro para enviar um email sendo gentil com seu cliente. Você pode, por exemplo, procurar uma boa plataforma de fidelização de clientes, que trabalhe com emails personalizados de acordo com as preferências de cada cliente.

5 – Boleto

“É quase seu, conclua sua compra”

Um grande problema das lojas virtuais são os boletos não pagos, que ficam esquecidos na caixa de entrada dos clientes. Uma solução para isso é enviar o email com uma imagem do boleto aberto ao invés de deixar o boleto apenas em anexo. Se a imagem for bonita e lembrar a sua empresa, isso vai chamar ainda mais a atenção do seu público, que vai reconhecer a sua marca e vai se deparar com a data de vencimento sem precisar fazer o download de nenhum arquivo.

Um bom exemplo de email com boleto é o dessa loja de roupas vintage, que além de mostrar elementos da identidade visual da sua loja virtual na imagem, deixou bem visíveis as informações mais importantes da fatura. Esse tipo de esforço com certeza deve ajudar a evitar os boletos não pagos.

Conclusão

O email é uma excelente ferramenta e é essencial para as lojas virtuais, pois ainda é o principal meio de comunicação entre lojistas e clientes no universo online.

Com essas dicas, espero que você saiba por onde começar seus próprios emails. Tem alguma dúvida? Nos mande uma mensagem por aqui, vamos te ajudar a encontrar a plataforma certa para enviar emails e fidelizar clientes.

About The Author

Deixe um comentário?