Marketing de relacionamento: o que é e qual a sua importância

Relacionamento com o cliente. Algo tão falado atualmente e tão indicado para todas as empresas é esquecido por pessoas que ainda não sabem ao certo do que se trata e qual a importância disso para a sobrevivência das empresas no mercado. Aqui, vamos explicar o que é marketing de relacionamento e porque ele é essencial para a sobrevivência de uma empresa 😉

Vivemos na chamada Era da Informação, onde tudo é muito facilmente espalhado pelo mundo e as pessoas são bombardeadas com mensagens o tempo inteiro. Nosso cérebro, sobrecarregado, ignora muitos estímulos que recebe para não fazer nossa cabeça explodir.

Como que as empresas quebram essa barreira e conquistam os clientes?

Simples, elas criam uma relação emocional com o público. Muito mais que dados, muito mais que ler a bula, vai além de um monte de informações amontoadas. O marketing de relacionamento vem para criar uma ligação entre marca e consumidor, principalmente para fidelizar clientes a partir de uma convivência contínua e uma série de boas experiências com a marca. Hoje, é necessário trabalhar a fidelização do cliente.

Mas do que exatamente é feito o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma filosofia que integra o cliente interno – que são os colaboradores ou funcionários –, o contato com o cliente final após a venda – que é o pós-marketing –, e por fim, a melhoria constante na qualidade dos serviços prestados. Para Ian Gordon – importante autor na área –, esse conceito nada mais é que um processo contínuo de identificar e criar valor para os clientes, desenvolvendo sempre os benefícios mútuos da parceria entre cliente e empresa.

Qual a função dos funcionários na estratégia?

Há um ditado que diz que quanto maior uma empresa, mais fria ela é. As coisas não podem ser assim para o relacionamento com o cliente dar certo. Tão importante quando o cliente final é o cliente interno: Seu funcionário.

É essencial que os colaboradores da empresa se sintam felizes com seu ambiente de trabalho, porque funcionários felizes farão um bom atendimento e deixarão seus clientes felizes. É tudo uma reação em cadeia, onde gentileza gera gentileza e as boas experiências dos consumidores vão resultar em uma nova visita, até que isso se torne um hábito. Agradável para quem consome, vantajoso para você. 😊

Como gerar valor para seus clientes?

A qualidade dos serviços é o conjunto entre dar aos consumidores o que eles procuram e manter uma relação amigável com eles. Para isso, é necessário entender o que eles querem e fazer uma boa gestão de clientes. É aqui que entra o CRM: Você entende o perfil do seu cliente, seus hábitos e necessidades, procura atender a tudo isso com perfeição e assim consegue fidelizar o cliente.

Então, a importância do marketing de relacionamento está em que?

O objetivo geral do marketing de relacionamento é manter o ambiente caloroso, com a humanidade e atenção que as pessoas apreciam receber – isso se refere ao cliente interno e externo –, porque se seus colaboradores e seus clientes estão felizes com o serviço que recebem, var acontecer uma propaganda boca-a-boca – que é a mais valiosa que existe – e assim, uma expansão nos lucros, além do diferencial com relação a concorrência. Faça as pessoas felizes, e elas serão fiéis à sua marca.

E aí, gostou de entender a importância do marketing de relacionamento para as organizações? Caso tenha restado alguma dúvida, não deixe de perguntar por aqui, estamos sempre abertos a te ajudar!

Deixe um comentário?